sábado, 24 de abril de 2010

INTRODUÇÃO À LINGUAGEM E À PRODUÇÃO AUDIOVISUAL

APRESENTAÇÃO


A EMVIDEO iLHA dE ManhaTTan possui ampla experiência na divulgação da educação patrimonial e no registro da história oral e dos costumes, tradições e especificidades sócio-culturais de comunidades de Minas Gerais por meio da linguagem videográfica. Considerando a educação patrimonial como um processo que tem como foco a conscientização acerca da importância de se conhecer, valorizar e registrar o patrimônio cultural, a atividade de arte-educação da EMVIDEO busca gerar nos moradores das cidades em que atua um espírito de preservação que incentive seu protagonismo na proteção de marcos culturais representativos das regiões em que vivem.

A empresa desenvolveu projetos na área em cidades como Barão de Cocais e Ouro Branco, dentro do programa Vivo Lab criado pela Vivo (2009), e em Ouro Preto e Mariana, a partir de 2005, com o Programa de Educação Patrimonial Trem da Vale, por meio de parcerias com a Fundação Vale e o Santa Rosa Bureau Cultural. Foram ofertadas oficinas de registro audiovisual dos patrimônios culturais e naturais das duas cidades e coletados depoimentos de moradores, para o registro da história oral dos municípios. Um rico trabalho foi desenvolvido e promoveu, além da capacitação dos educadores, a criação de instalações audiovisuais nas estações ferroviárias dos dois centros históricos.

Como um desdobramento do trabalho desenvolvido a partir de 2005 com as comunidades de cidades históricas mineiras, a EMVIDEO oferece ao público da região metropolitana de Belo Horizonte, interessados na questão da preservação do patrimônio sócio-cultural, oficinas de introdução à linguagem e à produção audiovisuais, com equipamentos de mídias móveis (telefones celulares e câmeras fotográficas digitais). O objetivo primeiro é oferecer aos participantes da oficina o protagonismo de ações difusoras da necessidade de preservação patrimonial, municiando-os de celulares e câmeras digitais para o registro sintético de bens culturais eleitos por eles mesmos.


PROPOSTA

O projeto Oficinas de Vídeo – Introdução à Linguagem e à Produção Audiovisual é fruto de uma parceria entre o Ponto de Cultura Sesi Mariana e a Emvideo. Serão ministrados cursos teórico-práticos regulares de 50h/aula, com duração total de duas semanas, para 25 interessados divididos em 5 grupos. Como resultado final do aprendizado serão produzidos 5 vídeos de até 5 minutos, a partir do tema educação patrimonial.

As oficinas de vídeo visam promover o diálogo entre a comunidade e órgãos oficiais responsáveis pelo patrimônio cultural, propiciando um intercâmbio dos conhecimentos acumulados sobre esses bens; projetar uma noção ampliada do conceito de patrimônio; chamar a atenção para a valorização da memória cultural, envolvendo a comunidade na gestão de seu patrimônio e levando-a a se apropriar e usufruir dos bens e valores que o constituem; elaborar uma estratégia que mobilize agentes culturais descentralizadores dos processos de criação artística. O projeto pretende, ainda, incentivar ações artísticas de propostas inovadoras e pesquisas de linguagens audiovisuais.


JUSTIFICATIVA

O patrimônio cultural de um povo é a soma dos bens resultantes de suas ações e intervenções criadoras ao longo do tempo e circunscrito a um determinado espaço. É o que lhe confere identidade e orientação, pressupostos básicos para que este povo se reconheça como comunidade e exercite sua cidadania com um profundo senso de lugar e de continuidade histórica. Por isso, a preservação do patrimônio cultural está diretamente relacionada à melhoria da qualidade de vida da comunidade.

Os indivíduos tornam-se co-responsáveis e guardiões de seus valores culturais junto ao poder público. Não se pode pensar em proteção de bens culturais, senão no interesse da própria comunidade, à qual compete decidir sobre sua destinação no exercício pleno de sua autonomia e cidadania. Para preservar o patrimônio cultural é necessário, inicialmente, conhecê-lo. Por isso, a iniciativa de realização da oficina de vídeo. Conhecer o patrimônio cultural torna-se condição para um maior envolvimento da comunidade na preservação da memória individual e coletiva que constitui a história de vida dos sujeitos, das suas manifestações e bens culturais.


O BLOG

Este ambiente virtual constitui uma plataforma on line, que servirá não apenas para o registro de todas as etapas da oficina, mas também para veicular o material que nela será produzido e oferecer um espaço de discussão entre os participantes.

No blog, serão postadas imagens das aulas teóricas e práticas, das gravações e dos processos de edição e finalização, debate e análise, bem como imagens das equipes de professores e participantes das oficinas. Serão disponibilizados o material didático [2], o conteúdo das aulas, informações e textos sobre patrimônio cultural, e, sobretudo, ficarão disponíveis para visualização os próprios vídeos produzidos nas oficinas.

Assim, os produtos audiovisuais não ficarão restritos ao local onde foram produzidos, com acesso restrito às pessoas que participarão da oficina ou que estavam diretamente relacionadas a ela. Poderão ser vistos por toda a rede virtual de relacionamentos da Emvideo e por um universo ilimitado de internautas, já que o blog é linkado a outros sites de vídeo e conteúdo audiovisual (como Youtube e Vimeo). Além disso, o blog constitui um espaço de interatividade, pois permite aos alunos postar comentários às aulas e avaliações finais da oficina, com sugestões, críticas e reflexões.


RESULTADO PRETENDIDO

A realização desta oficina de vídeo pretende sensibilizar os participantes para os procedimentos de preservação, manutenção e registro de bens sócio-culturais materiais e imateriais.

Os DVDs com os 5 trabalhos audiovisuais de conclusão das oficinas serão divulgados no blog interativo. O objetivo é que constituam um material para análise e discussão de questões relativas ao tema geral dos vídeos (educação patrimonial) e ao tema específico de cada um deles, bem como de questões de ordem estética (propostas de linguagem). Além disso, o desenvolvimento do presente projeto contribuirá para a descentralização dos processos de produção videográfica ao promover o intercâmbio de conhecimentos entre técnicos e o público em geral.


INFRA-ESTRUTURA E EQUIPAMENTOS

Sala de aula (Monitor, Aparelho de DVD, Equipamento de Iluminação).
Ilha de edição Macintosh G5 com programa de edição FINAL CUT.


CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

Aula 1 - Introdução ao Projeto “Oficinas de Vídeo”
Ementa: Início à oficina: discussões sobre a cultura, história oral e o patrimônio cultural; política de proteção ao patrimônio; tombamento; registro. Escolha dos temas.
Prof. Josanne Guerra Simões


Aula 2 - Introdução à Linguagem Audiovisual
Ementa: Apresentação de conceitos e história da linguagem audiovisual. O uso expressivo e criativo dos elementos e dos recursos da linguagem audiovisual. O surgimento de novas mídias de captação de imagens, principalmente o aparelho celular. Disponibilização de vídeos didáticos.
Prof. Bellini Andrade, Mateus Brandão, Leonardo Souza, Josanne Guerra Simões.


Aula 3 – Argumento e roteiro
Ementa: Definição dos argumentos e criação de sinopses. Discussões sobre roteiros e temas para os vídeos. Criação dos roteiros.
Prof. Bellini Andrade e Josanne Simões.


Aula 4 – Apresentação dos equipamentos de gravação e edição. Fotografia em Vídeo.
Ementa: Conhecendo a ilha, os equipamentos: câmeras, celulares e acessórios. Noções básicas de Fotografia (iluminação e enquadramento).
Prof. Leonardo Souza e Mateus Brandão.


Aula 5 – Produção de roteiro
Ementa: Discussão dos temas, finalização dos roteiros e pré-produção.
Prof. Bellini Andrade, Mateus Brandão, Leonardo Souza.


Aula 6 – Gravação e Produção dos Vídeos
Ementa: Equipe A grava. Equipe B, C e D produzem.
Prof. Mateus Brandão, Bellini Andrade, Loenardo Souza.


Aula 7 – Gravação e Produção dos Vídeos
Ementa: Equipe B grava. Equipe A edita, C e D produzem. Produção do conteúdo dos vídeos, registro de imagens em aparelhos celulares.
Prof. Bellini Andrade, Mateus Brandão, Leonardo Souza.

Aula 8 - Técnicas de edição e montagem
Ementa: Equipe C grava. Equipe B edita e equipe C produz.
Montagem, edição e finalização dos vídeos.
Prof. Bellini Andrade e Leonardo Souza.


Aula 9 - Gravação com os grupos. Equipe D grava, equipe C edita. Prof Mateus Brandão, Leonardo Souza.

Aula 10 - Finalização das edições. Equipe D edita. Leonardo Souza, Mateus Brandão.

Aula 11 - Encerramento da Oficina
Ementa: Apresentação e exibição dos vídeos. Reflexões e discussões a respeito dos vídeos realizados, das possibilidades de uso do vídeo enquanto instrumento de valorização e divulgação do patrimônio cultural.
Prof. Bellini Andrade e Josanne Simões.


EMENTA

Conceito de audiovisual: gêneros, suportes, formatos. A linguagem audiovisual, o uso expressivo e criativo de seus recursos e elementos básicos: direção, produção, fotografia e iluminação, som, edição e montagem, argumento e roteiro. Técnicas de criação e elaboração de roteiros. Processo de edição e montagem da obra audiovisual: decupagem e organização do material a ser editado/montado, técnicas básicas de gravação, edição e montagem. Softwares de edição, finalização. Exposição do tema Educação Patrimonial: cultura e patrimônio cultural; política de proteção do patrimônio cultural, história oral.

Cada integrante da oficina receberá uma apostila para fixação dos conteúdos ministrados como:

1. O que é educação patrimonial
2. Novas mídias – a linguagem audiovisual em celulares
3. A linguagem do cinema e do vídeo
4. Sobre o roteiro
5. A equipe de gravação
6. Edição não-linear
7. Bibliografia


OBJETIVO

Oferecer aos participantes bases teóricas e práticas para a realização de um vídeo de curta-duração, visando discutir assuntos concernentes à preservação e conscientização acerca do patrimônio cultural, explorando as possibilidades expressivas de retratá-los por meio da linguagem audiovisual.


METODOLOGIA

Inicialmente, haverá uma reflexão, com subsídio de aulas expositivas e debates sobre a conscientização e preservação do patrimônio cultural imaterial com a especialista em Educação Patrimonial Josanne Simões. Após essa reflexão, ocorrerá uma discussão teórica sobre questões relativas à história da linguagem audiovisual: surgimento, contexto, desenvolvimento e experiências já realizadas em vídeo, surgimento de novas mídias de captação de imagens, principalmente o aparelho celular. Num segundo momento, haverá experiência prática com uma série de exercícios curtos. Serão trabalhados conceitos básicos da linguagem audiovisual: roteiros, enquadramentos, movimentos de câmera, cortes e efeitos (aqui os alunos aprenderão a manipular as ferramentas básicas do programa de edição de vídeo, como noções de captura, movimento, efeito, compressão e exportação). Criar coletivamente, com base nessa reflexão, um roteiro para o vídeo. A partir da criação desse roteiro, os participantes, cada um explorando suas potencialidades em termos do domínio de linguagens pré-existentes e dos adquiridos na primeira fase da oficina, produzirão o conteúdo do vídeo, registrando imagens em aparelhos celulares e editando em estações de vídeo digital. A realização da oficina inclui a distribuição de pequenas apostilas como material didático e exibição de vídeos curtos como ilustração para melhoria do processo ensino-aprendizagem.


REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS - LINGUAGEM

MACHADO, Arlindo. A arte do vídeo. Ed. Brasiliense, 1987.
MACHADO, Arlindo. Made in Brasil: três décadas do vídeo brasileiro. Ed. Iluminuras, 2007.
MACHADO, Arlindo. Pré-cinemas e Pós-cinemas. Ed. Papirus, 1997.
SARAIVA, Leandro; CANNITO, Newton. Manual de Roteiro. São Paulo: Editora Conrad, 2004.
XAVIER, Ismail. A experiência do cinema. Rio de Janeiro: Graal, 1983


REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS - PATRIMÔNIO CULTURAL

CANCLINI, N. G. O patrimônio cultural e a construção imaginária do nacional. Revista do Patrimônio Histórico Artístico Nacional, n.23, p.94-115, 1994.
FUNARI, Pedro Paulo; PELEGRINI, Sandra de Cássia Araújo. Patrimônio Histórico e Cultural. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2006. (col. Ciências Sociais Passo a Passo).
LE GOFF, Jacques. Documento/monumento. In: ROMANO, Ruggiero (dir.). Memória/História. Lisboa: Imprensa Nacional/Casa da Moeda, 1984. p. 95-106. (Enciclopédia Einaudi, 1).
LEMOS, A.C. O Que O que é Patrimônio Histórico. São Paulo: Brasiliense, 1981. (col. Primeiros Passos).
PELEGRINI, Sandra. Cultura e natureza: os desafios das práticas preservacionistas na esfera do patrimônio cultural e ambiental. Revista Brasileira de História, jun. 2006, v.26, no.51, p.115-140.
SÃO PAULO (cidade). Secretaria Municipal de Cultura. Departamento de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional. O direito à memória: patrimônio histórico e cidadania. São Paulo: DPH, 1992.


ACOMPANHAMENTO À DISTÂNCIA
emvideosesimariana.blogspot.com


[1] Cerca de 86 milhões de pessoas, ou 53,8% dos brasileiros com dez anos de idade ou mais, tinham telefone celular para uso pessoal em 2008, segundo levantamento divulgado em dezembro de 2009 pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). Em 2005 eram 56 milhões de pessoas.


[2] Vídeos didáticos: “Andorinhas”, vencedor do 1º Vivo Arte.Mov (http://www.youtube.com/watch?v=Xx5oXd-OjV0); “Memórias de um celular”, vencedor do 3º Vivo Arte.Mov (http://www.youtube.com/watch?v=5f_qgosk-jY); “Leituras”, de Consuelo Lins (http://www.youtube.com/watch?v=3WuZzFlWVU8); “Bárbara”, vencedor do Grande Prêmio Vivo do Cinema Brasileiro, na categoria “Filme feito para celular” (http://www.youtube.com/watch?v=aauh9iAPjm0).

Nenhum comentário:

Postar um comentário